As datas que tens de saber para a entrega do IRS em 2022. Anota já na agenda para que não te escape nenhum prazo.

 

As datas do IRS 2022, iniciam-se logo no início do ano, mais precisamente, em janeiro, mas nos meses que se seguem ainda existem prazos fiscais para cumprir. No ano corrente de 2022, falamos dos ganhos e despesas de 2021. Ou seja, o IRS entregue no ano corrente, refere-se sempre ao ano de rendimentos anterior, assim sendo, o IRS a entregar em 2022, refere-se aos rendimentos do ano de 2021. Os prazos a cumprir dividem-se em várias fases. No artigo de hoje, o idealista/news apresenta a listagem das datas mais importantes. 

  • Até 31 de janeiro de 2022: destinou-se a senhorios que não emitiram recibos eletrónicos das rendas e que teriam de as declarar às finanças por transmissão eletrónica ou em papel;
  • Até dia 15 de fevereiro de 2022: comunicação do agregado familiar no Portal das Finanças, em caso de alterações. Caso nada se tenha alterado (falecimentos, nascimentos, divórcios, etc), restava apenas confirmar os dados existentes;
  • Até ao dia 25 de fevereiro de 2022: decorreu a verificação de faturas do IRS no portal e-fatura.

Conhece ainda quais são as próximas datas de entrega do IRS 2022:

Reclamar deduções à coleta do IRS até 31 de março

Até ao dia 31 de março de 2022, os contribuintes podem consultar, confirmar os valores das deduções à coleta e reclamar, se for caso disso. Podes consultar no Portal das Finanças a lista de todas as despesas que vão ser contabilizadas para fins de dedução à coleta de IRS 2022, relativos a 2021. Deves aceder ao portal e verificar se os valores apresentados estão corretos. 

Desde dia 15 de março, é possível reclamar os dados das faturas na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) se verificares que existem informações incorretas. Atenção, apenas podes fazer a reclamação das deduções à coleta no que respeita às despesas gerais familiares. As restantes faturas como as de saúde, educação, habitação podem ser alteradas por ti desde que tenhas as faturas para comprovar essas mesmas despesas.

É também nesta altura que os contribuintes podem decidir a que entidades pretendem consignar o IRS ou o IVA. Para facilitar o Portal das finanças disponibiliza uma lista de todas as entidades. 

 

Data de entrega da declaração de IRS e respetiva liquidação: 1 de abril a 30 de junho

data de entrega do IRS 2022 decorre entre o dia 1 de abril até ao dia 30 de junho. Por isso, durante estes meses não te esqueças de preencher a declaração de IRS através do Portal das Finanças. 

entrega do IRS é feita exclusivamente através do portal online, contudo, se tiveres dificuldades com o processo, a Autoridade Tributária Aduaneira, disponibiliza locais de atendimento digital assistido em instituições como juntas de freguesia e também serviços de finanças.

 

Nota de liquidação IRS e reembolso até ao dia 31 de julho

A AT irá enviar-te a nota de liquidação do IRS 2022 e, por isso, o prazo de reembolso decorre até 31 de julho de 2022, se tiveres enviado a declaração de IRS dentro do prazo estipulado. 

Pagamento do IRS relativo a 2021 até ao dia 31 de agosto

Se no teu caso, tiveres de devolver algum valor, ou seja, tenhas de realizar o pagamento do IRS, tens mais um mês para o fazer: até ao dia 31 de agosto. No caso do contribuinte não conseguir liquidar o valor na sua totalidade, é possível pedir o pagamento em prestações

 

Estas são as datas do IRS 2022 que deves conhecer e apontar para não falhares nenhum prazo e evitares surpresas desagradáveis, como multas ou perdas de possíveis reembolsos.

 

In Idealista News, 29 de março de 2022